Como solicitar o passaporte de forma simples.

Importante: Não compre passagem – antes de receber seu passaporte.

As etapas iniciais podem ser feitas em sua casa (de qualquer lugar do mundo, pela internet). Já as etapas de COLETA DE FOTO/DIGITAIS e de RETIRADA DO PASSAPORTE PRONTO são PRESENCIAIS.

O passaporte deverá ser solicitado exclusivamente por seu TITULAR, que deverá comparecer ao posto escolhido tanto no atendimento de solicitação como na entrega do passaporte pronto. Isso também se aplica ao titular MENOR DE IDADE, que além de presente deverá ser acompanhado por genitor ou responsável legalmente instituído.

  1. Reunir Documentos – A documentação necessária DEPENDE DE CARACTERÍSTICAS do solicitante de passaporte: idade, sexo, nacionalidade etc. Faremos algumas perguntas que, SE RESPONDIDAS CORRETAMENTE, gerarão uma lista específica de documentos a serem apresentados no dia do ATENDIMENTO PRESENCIAL.
  1. Preencher o FORMULÁRIO ON-LINE, se possível com os dados dos documentos que serão apresentados no dia do atendimento. Ao “enviar” o formulário pelo site, serão gerados protocolo e boleto. AGUARDE pelo menos 1 (uma) hora antes de fazer o PAGAMENTO da taxa gerada. Esta orientação da FEBRABAN trata do tempo necessário para registro do boleto nos sistemas bancários.
  1. O valor da taxa de emissão do passaporte é R$ 257,25 (abril de 2020) bem como do Passaporte para Estrangeiro ou Laissez-Passer: pode ser paga em qualquer banco, aplicativo ou lotérica. Em casos de urgência autorizados pelo posto, será cobrada taxa adicional. Evite agendar o pagamento para data futura, pois a próxima etapa só será possível após a COMPENSAÇÃO BANCÁRIA. Caso o boleto vença ou seja extraviado antes do pagamento, você poderá emitir novo boleto. Se você possui a funcionalidade de “Débito Direto Autorizado – DDA” habilitada em seu banco, é possível que além da geração do boleto pelo site TAMBÉM SEJA GERADA automaticamente uma cobrança eletrônica em seu banco, associada ao seu CPF, em nome do “MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA – COORDENAÇÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS“. Esta cobrança fica como uma pendência enquanto não é paga, mas trata-se apenas mais uma forma de pagamento, PODENDO SER IGNORADA se você preferir efetivar ou já efetivou o pagamento de outra forma.
  1. Após a compensação do pagamento (que acontece entre 24 e 72 horas úteis), você deverá AGENDAR o ATENDIMENTO PRESENCIAL, escolhendo um dos postos disponíveis em todo território nacional, ciente de que será necessário RETORNAR ao posto escolhido para BUSCAR o passaporte pronto. Por questões de segurança, é possível reagendar APENAS 2 vezes a cada 30 dias.
  1. Compareça ao posto escolhido, no DIA e HORÁRIO AGENDADOS, munido da documentação original necessária. Recomenda-se 15 minutos de antecedência. No atendimento, além de conferir seus DOCUMENTOS, coletaremos suas IMPRESSÕES DIGITAIS e tiraremos uma FOTOGRAFIA sua. Finalizado o atendimento, o passaporte estará disponível para entrega após 6 (seis) dias úteis ou mais.

URGÊNCIAS – Neste caso, deverá apresentar DOCUMENTOS que comprovem o motivo da viagem: trabalho, estudo, saúde, catástrofes naturais, conflitos armados, interesse da Administração Pública ou alguma situação imprevisível.

  1. A qualquer momento após o atendimento presencial, será possível CONSULTAR O ANDAMENTO do pedido, pela nossa página. Retorne ao posto somente quando a consulta informar que o documento se encontra DISPONÍVEL PARA ENTREGA.
  1.  entrega é feita SOMENTE AO TITULAR, que deverá apresentar documento de identificação, sempre no MESMO POSTO em que o passaporte foi solicitado. A entrega é feita por ordem de chegada. O passaporte é CANCELADO  se não for retirado até 90 (noventa) DIAS após a solicitação presencial, sem devolução da taxa paga. Titular MENOR DEVE COMPARECER à entrega e deve estar acompanhado pelo responsável legal, ambos com documento de identificação.

A necessidade ou não de VISTO ou VACINAS, depende do país de destino e deve ser consultada diretamente na página do órgão responsável:

  • Vistos – Consulte o site do Itamaraty
  • Vacinas – Consulte o site da Anvisa

Para solicitar o passaporte clique no botão e siga o passo a passo do site da Policia Federal.

×