ETIAS – Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem

A União Europeia criou o Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês) para combater a crise migratória e o terrorismo em seus países-membros. ETIAS é um mecanismo de permissões que vai ajudar a aumentar a segurança interna, prevenir a imigração ilegal, assim como contribuir para a redução dos atrasos nas fronteiras.

ETIAS para brasileiros na Europa

Todos os brasileiros que viajem a Europa à turismo pelo período de até 90 dias vão precisar ter uma isenção de visto ETIAS a partir do final de 2022.

O viajante pode solicitar uma isenção de visto ETIAS através de um formulário online. Após essa etapa, o solicitante deve pagar uma taxa do em Euros. Uma vez que o pedido seja enviado, será processado e revisado pela base de dados do sistema de segurança do ETIAS.

Quando a aplicação for aprovada, o viajante receberá sua confirmação assim como o isenção de visto ETIAS em seu e-mail. No caso de negativa para o pedido, o solicitante vai receber uma explicação do porquê da negação também pelo e-mail.

Você não é obrigado a solicitar uma autorização ETIAS caso seja titular de um visto de residência ou de longa duração de um dos países do Espaço Schengen, basta que você apresente seu visto de residência na fronteira para entrar na área de Schengen.

No entanto, se seu visto expirou, você precisará solicitar uma autorização ETIAS para entrar no Espaço Schengen novamente.

Documentos para entrar na Europa

  • Passaporte válido por 6 meses;
  • E-mail – sua isenção de visto ETIAS será enviado para o seu e-mail;
  • Um cartão de débito ou de crédito válido para pagar a taxa do ETIAS.

Requisitos para Brasileiros

Os viajantes brasileiros vão ter que providenciar informações pessoais no formulário ETIAS, tais como:

  • Nome completo.
  • Local e data de nascimento.
  • Sexo.
  • Endereço.
  • Número de telefone e e-mail.
  • Nível Acadêmico ou informação do emprego atual.
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido.
  • País membro de chegada.
  • Responder ao questionário de elegibilidade.

É importante lembrar que o que conhecemos por Europa é diferente do Espaço Schengen. A Comunidade Europeia é uma união econômica e política composta por 28 países europeus. O
Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas.

Um total de 26 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e quatro países que não são membros da União Europeia (Islândia, Noruega, Liechtenstein e Suíça), assinaram o acordo de Schengen. A Bulgária, Romênia, Croácia e Chipre estão em fase de implementação do acordo.

União Europeia e o tratado Schengen são dois acordos diferentes, ainda que ambos envolvam países europeus.

Existem também 3 microestados que embora não tenham assinado o acordo Schengen fazem parte do Espaço Schengen. São eles Mônaco, San Marino e Vaticano.

O ETIAS permite a todos os brasileiros viajarem pelos países integrantes do espaço Schengen.

Solicitação de formulário

Todos os brasileiros com mais de 18 anos precisam solicitar uma autorização ETIAS para entrar e viajar pela Europa.

Você pode pedir um ETIAS de forma online. Basta preencher o formulário de inscrição virtual com seus dados pessoais e ter um passaporte válido. Você também será obrigado a providenciar o nome do estado-Membro de entrada e responder a um questionário com perguntas básicas e de segurança.

Uma vez enviado o formulário online e, após o pagamento da taxa em Euros, seu pedido será processado pela base de dados avançada.

Se o seu pedido for aprovado, você receberá uma confirmação juntamente com o ETIAS. Se o seu pedido for negado, você receberá um e-mail explicando o motivo da negativa e terá a oportunidade de recorrer.

Para mais informações, solicitação do formulário e pagamento da taxa entre no site clicando no Botão abaixo:

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×